Acupuntura | Body Talk

Body Talk


Body Talk


Body Talk: a linguagem do corpo


O Body Talk parte do princípio que o corpo possui uma inteligência inata que busca a cura e o equilíbrio todo o tempo. Isso nos mantém bem e saudáveis, e é chamado de homeostase pela medicina. Quando esse sistema fica bloqueado, surgem as doenças. Isso é ocasionado por uma quebra da comunicação entre órgãos e células do organismo acompanhado pelo acúmulo de uma energia nociva. O papel da terapia é desfazer esses bloqueios, eliminar a energia negativa, restabelecer a comunicação entre as células e recuperar a homeostase e o equilíbrio corporal.

O nome Body Talk vem da forma como é feito o diagnóstico nessa técnica. Ao tocar e mexer com o corpo do paciente, o terapeuta identifica quais as musculaturas que estão mais rígidas e com menor mobilidade, assim como regiões da pele sensíveis ao toque. De posse desses dados o terapeuta identifica quais órgãos e funções estão mais afetados e quais precisam ser tratados – com se o corpo falasse por si mesmo.

O tratamento é feito de forma muito semelhante. Usando a interposição das mãos e técnicas de mentalização, o terapeuta busca desfazer os bloqueios e remover as energias nocivas. Alguns terapeutas também empregam técnicas de manipulação como as da quiroprática e *cinesioterapia, para desbloquear grupos musculares.

Entretanto, os relatos clínicos de pacientes que se submeteram a essa técnica são muito impressionantes, pela rapidez e intensidade da melhora de diversos problemas de saúde. Isso é um fator que tem trazido novos pacientes, e torna a técnica muito atraente para estudos científicos. De forma geral o Body Talk pode ser usado como terapia complementar em qualquer tipo de doença visando melhorar os resultados e potencializar outros tratamentos, como os da medicina convencional.

Naturalmente os traumas, fatores ambientais, acidentes, heranças genéticas e experiências estressantes, fadigam a mente e o corpo, afetando nosso  emocionale comprometendo nossa harmonia interna.

Sabemos que o stress é o principal fator das doenças que nos atinge ao longo da vida, por que ele rompe as linhas de comunicação do corpo. Sem estas linhas, o corpo perde a comunicação interna, gerando os problemas de saúde.

Quando o corpo fala com ele mesmo, ele pode curar. Curar pode ser um processo bem simples.