Outros Tratamentos | Auriculoterapia

Auriculoterapia


Auriculoterapia


Auriculoterapia: conheça esse método terapêutico


É um método terapêutico que utiliza a “orelha” para diagnóstico e tratamento para diversas enfermidades através da utilização de agulhas, sementes e cristais. 

Tipograficamente, as pessoas possuem várias zonas localizadas no corpo humano com funções específicas de ordem reflexológica, tais como: mãos, pés, face, nariz, crânio, língua, etc. 

 No caso da auriculoterapia, cada ponto de nosso corpo possui uma correspondência auricular que se torna perceptível, quando uma região do corpo perde seu equilíbrio fisiológico. 

O pavilhão auricular é ligado a diversas áreas do corpo através dos canais de energia e do sistema nervoso. 

Estudos comprovam a liberação de substâncias como endorfinas, encefálicas, acetilcolinas, etc. 

 A auriculoterapia possui a vantagem de ser rápido, teoricamente simples e sem efeitos colaterais. 


Formas de aplicação 

Para o tratamento com auriculoterapia, podemos fazer uso de: 

Esferas: que podem ser ouro, prata, cristal, sementes de mostarda;

Agulhas semi-permanentes: Permite estímulos contínuos, são o mais utilizado na auriculoterapia. Depois de implantadas são cobertas com fita adesiva (micropore);

Agulhas intradérmicas ou agulhas de akabane: Utilizadas quando se quer estimular vários pontos de uma vez. Geralmente nos pontos relativos a coluna vertebral, proporcionando menor número de punturas;

Agulhas sistêmicas: Permanecem por aproximadamente 20 minutos, são movimentadas de acordo com o trabalho que se quer realizar;

Laser: Através de equipamento apropriado, são aplicados raios laser de baixa potência nos pontos correspondentes;

Estímulo elétrico: Os pontos são punturados com agulhas sistêmicas, conectadas, geralmente através de garras tipo “jacaré”, ao estimulador elétrico. São emitidos impulsos elétricos, cuja freqüência pode variar de acordo com a área a ser estimulada.


Existem vários outros métodos como pontas de cristais, moxabustão, cromoterapia, etc. 


O emprego da auriculoterapia no tratamento de doenças não é recente. 


Atualmente extensas pesquisas têm sido desenvolvidas nas escolas Nanking e Xangai, enfatizando a relação neurofisiológica da orelha, conhecendo-se mais de duzentos pontos empregados no tratamento de várias moléstias e na terapia das intoxicações por drogas, fumo e álcool.


A Acupuntura Auricular corresponde também a um importante recurso de propedêutica, uma vez que alterações dos órgãos e vísceras se refletem na orelha como pontos eritematosos ou pálidos.  


Aurículo-diagnóstico 

Quando um órgão ou suas funções apresenta algum distúrbio, a área auricular correspondente sofre uma alteração pigmentar, apresentando manchas, tubérculos, vascularizações, secura ou maior secreção sebácea. São sinais característicos da existência de desequilíbrio. Os pontos auriculares correspondentes se tornam extremamente sensíveis aotoque ou à aplicação de agulhas. 


Efeitos colaterais

 São poucos os pacientes que tem efeitos colaterais. Mesmo assim, os mais prováveis de ocorrer resumem-se em tonturas, palidez intensa, sudoreses ou hipotensão.


Contra indicações

- As aplicações auriculares não estão indicadas para mulheres antes do quinto mês de gestação, ou naquelas onde os abortos espontâneos são frequentes. Do quinto mês de gestação não devem ser empregados os pontos do ovário, útero, secreção glandular, abdômen e pélvis.

 - Não deve ser efetuada quando o pavilhão se encontrar inflamado.


Doenças tratadas eficazmente com a Auriculoterapia

Tosse; Gripe; Bronquite; Asma; Hipertensão; Síncope; Taquicardia; Doença Coronariana; Miocardite; Náuseas e Vômito; Gastrite; Úlcera; Colecistite; Pancreatite; Diarreia; cistite; cálculo Renal; Cefaleia; Insônia; Nevralgia Trigêmeos; Paralisia Facial; Epilepsia; Ciática; Distúrbio de Menstruação; Endometriose; Puridos; Otite; Rinite; Faringite; Amigdalite; Periodontite; Foliculite;Glaucoma entre outras.